29/03/2013

Sucesso: planejar é o primeiro passo


 
O que mais assombra os executivos atualmente? Se você respondeu que é perder o emprego está absolutamente certo. E isso não acontece apenas no Brasil. Segundo pesquisas realizadas pelo renomado psicólogo francês Dominique Clavier, em mais de 17 países, o que a população mais teme é perder o emprego – 72% das respostas. Diante dessa situação, você deve estar se perguntando: Então, o que vou fazer para ter sucesso vivendo a ameaça constante da demissão? Calma... Primeiro é necessário analisar a questão por etapas. Se deseja mudar de vida, correr atrás do sucesso, o momento é este, pelo menos por aqui.

O mercado de trabalho está otimista. Tudo indica que a economia brasileira vai continuar crescendo este ano. Ótimo. Isso significa que você terá grandes perspectivas de carreira. E para manter a empregabilidade em alta num mercado competitivo – onde o rápido vence o lento – é preciso tirar da cartola uma boa estratégia. É isso mesmo! Um bom planejamento com objetivos claros e com data marcada pode ser o diferencial para chegar lá.

Estudo realizado em 302 grandes empresas, envolvendo 120.000 pessoas, separou os profissionais que alcançaram o sucesso dos que estavam com a carreira estacionada. E, pasmem, 100% dos profissionais com êxito na carreira tinham um projeto pessoal e um plano de ação estruturados. Constatou-se também um forte traço de personalidade nessas pessoas: o empreendedorismo. Na outra ponta, 85% dos que estavam com a carreira estacionada mostravam-se apáticos e desinteressados, como se estivessem em um barco à deriva, entregando os rumos da vida profissional à própria sorte.

Você já deve ter percebido que estruturar um projeto profissional é o passo mais importante para ter sucesso. O conceito de sucesso varia de pessoa para pessoa. O principal é definir o que ele significa para você: dinheiro, reconhecimento, fama, família. A partir daí, terá condições de organizar seu projeto e traçar o plano de ação que irá mantê-lo com foco no objetivo.

 Os pontos de um plano eficiente podem ser estruturados da seguinte forma...

1 –     O profissional tem que se conhecer muito bem – saber quais são seus pontos fortes e fracos é fundamental para que se determine como eles serão trabalhados.

2 –     Cuidar da auto-imagem e da imagem que transmite para os outros – não deprecie suas qualidades: muitas vezes, você não se vê como os outros o vêem.

3 –     Definir o que é sucesso – qual o propósito da sua vida? Você quer dinheiro? Reconhecimento? Fama? O que realmente é mais importante para você?

4 –     Traçar os objetivos a serem alcançados – procure ter objetivos a curto, médio e longo prazos. Trabalhe sempre com objetivos realistas para evitar frustrações. Esteja certo de que é humanamente possível realizá-los.

5 –     Ter dinamismo – é essencial para que alcance seus objetivos. Não desanime diante da primeira dificuldade, nem da segunda, nem da terceira... Se for preciso, esteja disposto a reavaliar seus conceitos.

6 –     Construir uma rede de contatos sabendo aonde quer chegar – isso não significa colecionar cartões de visita. O que conta realmente é o relacionamento que você mantém com as pessoas dentro e fora das empresas e como essas pessoas poderão ajudá-lo.

7 –     Avaliar os custos – fazer o orçamento é imprescindível. Você deve levar em consideração quanto tempo e dinheiro serão necessários para o êxito de seu plano e quanto você está realmente disposto a empregar na realização de seus objetivos.

8 –     Saber se comunicar – o importante não é o que se comunica e sim como se comunica. A comunicação esbarra na análise subjetiva do interlocutor. Seja objetivo ao apresentar alternativas e soluções.

9 –     Garantir que agrega valor à empresa – o que você pode realmente fazer para melhorar a empresa? Como seu trabalho é importante para a empresa naquele momento?

10 –  Superar as dificuldades – não caia na armadilha de se considerar velho demais, ou novo demais; ter pouca formação ou muita formação etc.

 Fonte
GUIMARÃES, Gilberto. Sucesso: planejar é o primeiro passo. empregos.com.br, 2001. Disponível em:  http://carreiras.empregos.com.br/comunidades/mid/artigos/230201-sucesso_planejar.shtm. Acesso em: 10 fev. 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário