O ato
de fazer compras por impulso é um “mal” que acomete 85% dos brasileiros,
segundo pesquisa divulgada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC São Paulo).
De
acordo com o estudo que ouviu 646 consumidores, ansiedade e insatisfação com a própria
aparência são os principais motivos que levam os brasileiros a fazerem compras
sem planejamento.
De
quatro em cada dez entrevistados (43%) admitem fazer compras por impulso em
momentos de ansiedade, tristeza ou angustia. Em nota, o SPC avalia que esse
tipo de consumo descontrolado serve como uma espécie de recompensa emocional
para esses consumidores.
Entre
os que fazem compras movidas por impulsos emocionais, a ansiedade por um evento
que se aproxima (festas, jantares e viagens) é o motivo mais decisivo entre
consumidores de classes A e B. Por outro lado, a baixa autoestima (insatisfação
com a própria aparência) é a razão mais citada entre consumidores das classes C
e D.
“Na
busca pelo prazer imediato ou para exibir um estilo de vida que não condiz com
a própria renda, o comprador se alivia momentaneamente, sem se importar com o
futuro do próprio bolso”, diz a economista o SPC Brasil Ana Paula Bastos, em
nota. (Folhapress).
Fonte:
O popular, Goiânia, 3/3/2013, conjuntura, pagina 17.
Nenhum comentário:
Postar um comentário