06/03/2013

Maioria compra por impulso


 
            O ato de fazer compras por impulso é um “mal” que acomete 85% dos brasileiros, segundo pesquisa divulgada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC São Paulo).

            De acordo com o estudo que ouviu 646 consumidores, ansiedade e insatisfação com a própria aparência são os principais motivos que levam os brasileiros a fazerem compras sem planejamento.

            De quatro em cada dez entrevistados (43%) admitem fazer compras por impulso em momentos de ansiedade, tristeza ou angustia. Em nota, o SPC avalia que esse tipo de consumo descontrolado serve como uma espécie de recompensa emocional para esses consumidores.

            Entre os que fazem compras movidas por impulsos emocionais, a ansiedade por um evento que se aproxima (festas, jantares e viagens) é o motivo mais decisivo entre consumidores de classes A e B. Por outro lado, a baixa autoestima (insatisfação com a própria aparência) é a razão mais citada entre consumidores das classes C e D.

            “Na busca pelo prazer imediato ou para exibir um estilo de vida que não condiz com a própria renda, o comprador se alivia momentaneamente, sem se importar com o futuro do próprio bolso”, diz a economista o SPC Brasil Ana Paula Bastos, em nota. (Folhapress).

            Fonte: O popular, Goiânia, 3/3/2013, conjuntura, pagina 17.

Nenhum comentário:

Postar um comentário