Estes
passos são comuns a todos os tipos de atendimento. E o tratamento que o profissional
der a cada passo, é que irá estabelecer a diferença entre o bom e o mau
atendimento.
Atenção
Dar
atenção ao cliente significa abrir-se para ele, voltar-lhe os sentidos. É nesse
momento, que o profissional passa a vê-lo, a ouvi-lo, a senti-lo. É neste
primeiro passo que o profissional pode destacar a pessoa que está à sua frente
de toda a massa ou de todos os outros que estão à sua volta. E vê-la, na
individualidade. Reconhecer a sua própria identidade. Um contato que inicia assim
é o que se chama de atendimento individualizado e personalizado.
Uma
atitude impessoal, desinteressada, displicente, neste momento, apenas
comprometerá logo de inicio, a relação que está começando a se desenvolver
entre o profissional e a pessoa atendida. É o profissional que desencadeia esse
processo. Se ele for frio, distante ou hostil nestes primeiros momentos,
certamente encontrará uma reação semelhante, pois a sua disposição e as suas
maneiras se refletem nas pessoas que está atendendo.
A
atenção é assim, um passo de extrema importância dentro do atendimento. Dele
depende todo o desenrolar daquele contato entre o profissional e cliente.
O
cliente guarda sempre a primeira impressão. E isso depende do profissional
porque o cliente atendido associa o comportamento do profissional à imagem que
fará da Empresa.
Envolvimento
O
Envolvimento ocorre quando o cliente expõe o problema que tem e o profissional
se abre para acolher o problema, a necessidade do cliente. Isso parece muito
simples, mas, na verdade, é difícil de ocorrer rapidamente, numa situação em
que não exista uma comunicação legítima entre o profissional e o cliente.
Todos
os relacionamentos ficam mais fáceis quando você sente "mais
profundamente" o que o outro está sentido, como se estivesse na mesma
situação vivida por ele.
É
quando o profissional procura se colocar no lugar do cliente e vê o mundo com
os olhos dele. Quando o profissional tenta "sentir" as necessidades
que ele tem. Isso se chama EMPATIA.
O
profissional precisa manter-se tranquilo e equilibrado para prestar a ajuda
necessária ao cliente.
O
importante deste passo é que o profissional consiga descobrir claramente qual a
necessidade do cliente.
Interpretação
Neste
passo o profissional vai observar que vem à superfície um aspecto importante do
seu trabalho: o conhecimento de sua empresa e de seu produto ou serviço. Pois,
tem de um lado, uma necessidade específica manifestada por um cliente e, do
outro, o produto ou serviço.
É
evidente que para atender esta necessidade o profissional precisa conhecer o
que e como o produto ou serviço pode fazer pelo o cliente. Saber destacar com
segurança as características e benefícios do produto ou serviço são informações
indispensáveis ao profissional, quando o objetivo é encantar o cliente com atendimento diferenciado.
Muitas
vezes, o atendimento não é a solução final de um problema; e sim, uma das
etapas que leva a solução. Aquilo que o profissional faz no atendimento é a
participação no amplo processo que resulta na satisfação das necessidades do
cliente.
Não
é difícil que, por descuido, desatenção ou mesmo falta de conhecimento por
parte de alguns profissionais, o cliente receba um encaminhamento
insatisfatório ou inadequado para o seu problema e se veja obrigado a retornar
várias vezes à Empresa.
O
encaminhamento é a finalização do atendimento ao cliente. Se tudo correr bem
neste momento, o profissional terá feito um bom atendimento. Caso contrário,
terá desperdiçado uma oportunidade de resolver o problema de alguém e também de
marcar, um "ponto" a mais, uma "vitória" a mais. Já que a
função do profissional é ajudar seu cliente a conseguir aquilo que deseja e
procura.
Lauro Milhomem Coutinho
Psicanalista e Consultor
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