Iniciativas de dentro da escola, como
infra-estrutura e professores, representam cerca de 30%, diz pesquisa
Simone Iwasso
O contexto familiar é responsável por 70% do
desempenho escolar de um estudante, restando à escola e suas condições
interferir, positiva ou negativamente, nos 30% restantes. A conclusão surgiu de
uma revisão da literatura sobre desempenho escolar existente no Brasil
realizada pela Fundação Itaú Social. O objetivo do trabalho, que será divulgado
hoje em seminário promovido pela instituição, foi orientar gestores a definir
políticas públicas na área, tendo como base as evidências que aparecem nas
pesquisas acadêmicas, esclarecendo resultados que, isolados, são muitas vezes
conflitantes.
"Todas as pesquisas analisadas, nacionais e
internacionais, mostram que a maior parte do desempenho escolar é explicada
pelas características familiares do aluno. A educação é realmente um bem
transmitido de geração para geração, tanto a boa quanto a má educação",
explica Fabiana de Felício, responsável pelo estudo no Itaú Social e consultora
do Ministério da Educação (MEC). "São fatores principais o nível de
escolaridade do pai e da mãe, a renda familiar, o tipo de moradia e o acesso a
bens culturais. Todo o resto acaba sendo derivado disso."
Segundo a pesquisadora, os levantamentos - feitos tendo como parâmetro os resultados em avaliações nacionais do MEC e os índices de aprovação e evasão - mostram que o aluno já chega à escola com diferenças que fazem com que ele tenha resultados maiores ou menores. Ou seja, sua condição e estrutura familiar já o colocam em vantagem ou desvantagem desde o início do ensino fundamental. No entanto, o fato de ter cursado a educação infantil já reduz ano a ano essas diferenças - dado corrobora a opinião de uma série de organizações e educadores que têm, nos últimos anos, brigado pela valorização do ensino infantil e pela abertura de mais vagas na escola para essa faixa etária, considerada não obrigatória por lei.
Segundo a pesquisadora, os levantamentos - feitos tendo como parâmetro os resultados em avaliações nacionais do MEC e os índices de aprovação e evasão - mostram que o aluno já chega à escola com diferenças que fazem com que ele tenha resultados maiores ou menores. Ou seja, sua condição e estrutura familiar já o colocam em vantagem ou desvantagem desde o início do ensino fundamental. No entanto, o fato de ter cursado a educação infantil já reduz ano a ano essas diferenças - dado corrobora a opinião de uma série de organizações e educadores que têm, nos últimos anos, brigado pela valorização do ensino infantil e pela abertura de mais vagas na escola para essa faixa etária, considerada não obrigatória por lei.
"É muito difícil interferir nesses 70%, que
são a base, a família e os benefícios que a renda permite. Algumas secretarias
estão tentando fazer isso, visitando as casas, oferecendo ajuda, mas ainda é
muito complexo. Cabe ao gestor trabalhar para melhorar esses 30% da escola",
diz a pesquisadora. "Até por isso que a maior parte dos trabalhos
investiga as variáveis da escola", explica.
Quando se chega nesse patamar, o trabalho traz
algumas luzes - e polêmicas. Enquanto a educação infantil, a presença de
professores com curso superior e boa infra-estrutura da escola aparecem como
elementos com impactos positivos e significativos, o tamanho das turmas, o uso
do computador pelo professor e o número de horas-aula despontam como fatores
com impactos relativamente pequenos.
POLÊMICA
Outra discussão gira em torno do real impacto
dos programas de formação continuada do professor. O estudo mostra que 88% das
pesquisas comprovam o impacto positivo do professor com curso superior. No
entanto, os cursos de atualização e formação oferecidos pelas secretarias não
têm impacto positivo significativo algum - em alguns casos, chegam a ter
influência negativa.
Para o economista da Universidade de São Paulo e
do Ibmec São Paulo, Naércio Menezes, o problema está na qualidade e no tipo dos
cursos oferecidos. Ele foi um dos primeiros a mostrar, em trabalho elaborado há
dois anos, que professores que passavam pelos cursos não conseguiam melhorar o
desempenho de seus alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário