20/06/2012

Filosofia da empresa


Definir claramente os aspectos filosóficos da empresa, envolvendo: Visão, Missão e Negócio, deve ser considerado como princípio básico e fundamental no estabelecimento das diretrizes da empresa, base para a elaboração de planejamento estratégico, alicerce de todas as atividades de pesquisa e produção para atender as necessidades do cliente.


VISÃO DO FUTURO:

O que se pretende e para onde a empresa vai nos levar.

A visão implica na percepção do passado e do presente. E, mais importante ainda, oferece um mapa do caminho para o futuro.


Exemplo de Visão:


TOYOTA

Ser a maior e melhor empresa do mundo.


OTHON HOTEIS

Ser o padrão de excelência no atendimento hoteleiro e difundir a marca Othon como referencia na hotelaria mundial.


MISSÃO:

A missão de uma empresa é a essência do seu negócio. Em poucas palavras, ela deve responder às seguintes perguntas: Quem somos nós? Que tipo de público devemos atingir e de que maneira? Toda empresa bem sucedida tem uma missão clara. Sendo de fundamental importância constar no texto da missão, as partes envolvidas com a empresa: cliente; colaborador; acionista; comunidade; fornecedor.

O seu principal executivo (seja ele proprietário ou não) deve está totalmente imbuído desta missão e a carregar consigo como uma bússola. Uma parte considerável do seu tempo precisa ser dedicada na transmissão do significado da missão aos seus subordinados e fazê-los compreender a importância dela como base na elaboração do planejamento das atividades.

A definição da missão decorre da VISÃO que se tem da empresa como uma instituição social que presta serviços a determinados segmentos e que por isto quer ser remunerada adequadamente. Para que isto possa acontecer, não basta, evidentemente, uma clara ideia sobre o que se deseja fazer. É preciso também que esse desejo corresponda a uma demanda efetiva do mercado. Então se pode dizer que: MISSÃO + MERCADO = SUCESSO.

Exemplo de Missão:


HOTÉIS OTHON

Encantar os CLIENTES oferecendo serviços hoteleiros com excelência no atendimento e no produto, desenvolver COLABORADORES, promover benefícios à COMUNIDADE e gerar resultados aos ACIONISTAS.


SHELL OIL:

Satisfazer as necessidades de energia da humanidade.


FORD:

Nossa missão é atender às necessidades do transporte de nossos clientes, aprimorando nossos produtos e serviços, prosperando como empresa e propiciando retorno aos acionistas.


COELBA:

Assegurar o fornecimento de energia em quantidade e qualidade necessárias ao mercado consumidor, promovendo a oportunidade de desenvolvimento econômico no Estado.


COBRA:

Contribuir para a informatização da sociedade, mediante o domínio e a difusão da tecnologia, ofertando soluções para a realidade brasileira.


C & A:

Existimos para oferecer artigos e serviços orientados para a moda, com excelente relação custo-benefício, sempre atuando com ética e buscando superar as expectativas dos clientes, associados e acionistas.


MOTOROLA

O propósito da Motorola é atender honoravelmente às necessidades da comunidade fornecendo produtos e serviços de qualidade superior e preço; ao fazer isso, procuramos obter o lucro adequado e necessário para o crescimento da empresa, dando oportunidade para que nossos funcionários e acionistas conquistem objetivos pessoais.


NEGOCIO:

É a verdadeira função ou atividade da empresa. É o principio que determina o futuro dos produtos, serviços e mercado.

Um negócio deve ser visto como um processo de satisfação do consumidor, não um processo de produção de bens. Produtos são transitórios, mas as necessidades básicas e os grupos de consumidores permanecem para sempre.


Exemplo de negócio:


XEROX

Processamento de documentos


IBM

Tecnologia da informação


KODAK

Tratamento de imagem


3M

Inovação

GESSY-LEVER

Criar imagem de liderança de mercado


MC Donald’s

Segurança.


SHELL

Energia


DISNEY

Criar felicidade


VALORES:

São os requisitos fundamentais na definição da Cultural Empresarial. Os valores também são chamados de disciplinas, é através dos valores culturais que a empresa comunica como aplicará os princípios da ética e da moral, em suas atividades e relacionamento com clientes, empregados, fornecedores, acionistas, e comunidade em geral, seja público ou privado.


Exemplo de Valores:


DISNEY

Segurança; Espetáculo; Cortesia; Eficiência


MC DONALD’S

Limpeza; Qualidade; Custo; Serviço


IBM

O melhor serviço ao cliente; Respeito pela pessoa; Lutar pela perfeição


OTHON HOTEIS

Ética; Comprometimento; Foco no cliente; Responsabilidade Social; Trabalho em equipe; Qualidade e Simpatia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário