Definir
claramente os aspectos filosóficos da empresa, envolvendo: Visão, Missão e
Negócio, deve ser considerado como princípio básico e fundamental no
estabelecimento das diretrizes da empresa, base para a elaboração de
planejamento estratégico, alicerce de todas as atividades de pesquisa e
produção para atender as necessidades do cliente.
VISÃO DO FUTURO:
O que se pretende e para onde a
empresa vai nos levar.
A visão implica na percepção do
passado e do presente. E, mais importante ainda, oferece um mapa do caminho
para o futuro.
Exemplo de Visão:
TOYOTA
Ser a maior e melhor empresa do
mundo.
OTHON HOTEIS
Ser o padrão de excelência no
atendimento hoteleiro e difundir a marca Othon como referencia na hotelaria
mundial.
MISSÃO:
A missão de uma empresa é a essência
do seu negócio. Em poucas palavras, ela deve responder às seguintes perguntas:
Quem somos nós? Que tipo de público devemos atingir e de que maneira? Toda
empresa bem sucedida tem uma missão clara. Sendo de fundamental importância
constar no texto da missão, as partes envolvidas com a empresa: cliente;
colaborador; acionista; comunidade; fornecedor.
O
seu principal executivo (seja ele proprietário ou não) deve está totalmente
imbuído desta missão e a carregar consigo como uma bússola. Uma parte considerável
do seu tempo precisa ser dedicada na transmissão do significado da missão aos
seus subordinados e fazê-los compreender a importância dela como base na
elaboração do planejamento das atividades.
A
definição da missão decorre da VISÃO que se tem da empresa como uma instituição
social que presta serviços a determinados segmentos e que por isto quer ser
remunerada adequadamente. Para que isto possa acontecer, não basta,
evidentemente, uma clara ideia sobre o que se deseja fazer. É preciso também
que esse desejo corresponda a uma demanda efetiva do mercado. Então se pode
dizer que: MISSÃO + MERCADO = SUCESSO.
Exemplo
de Missão:
HOTÉIS OTHON
Encantar os CLIENTES oferecendo
serviços hoteleiros com excelência no atendimento e no produto, desenvolver
COLABORADORES, promover benefícios à COMUNIDADE e gerar resultados aos
ACIONISTAS.
SHELL OIL:
Satisfazer as necessidades de
energia da humanidade.
FORD:
Nossa missão é atender às
necessidades do transporte de nossos clientes, aprimorando nossos produtos e
serviços, prosperando como empresa e propiciando retorno aos acionistas.
COELBA:
Assegurar o fornecimento de
energia em quantidade e qualidade necessárias ao mercado consumidor, promovendo
a oportunidade de desenvolvimento econômico no Estado.
COBRA:
Contribuir para a informatização
da sociedade, mediante o domínio e a difusão da tecnologia, ofertando soluções
para a realidade brasileira.
C & A:
Existimos para oferecer artigos e
serviços orientados para a moda, com excelente relação custo-benefício, sempre
atuando com ética e buscando superar as expectativas dos clientes, associados e
acionistas.
MOTOROLA
O propósito da Motorola é atender
honoravelmente às necessidades da comunidade fornecendo produtos e serviços de
qualidade superior e preço; ao fazer isso, procuramos obter o lucro adequado e
necessário para o crescimento da empresa, dando oportunidade para que nossos
funcionários e acionistas conquistem objetivos pessoais.
NEGOCIO:
É a verdadeira função ou
atividade da empresa. É o principio que determina o futuro dos produtos,
serviços e mercado.
Um negócio deve ser visto como um
processo de satisfação do consumidor, não um processo de produção de bens.
Produtos são transitórios, mas as necessidades básicas e os grupos de
consumidores permanecem para sempre.
Exemplo de negócio:
XEROX
Processamento de documentos
IBM
Tecnologia da informação
KODAK
Tratamento de imagem
3M
Inovação
GESSY-LEVER
Criar imagem de liderança de
mercado
MC Donald’s
Segurança.
SHELL
Energia
DISNEY
Criar felicidade
VALORES:
São os requisitos fundamentais na
definição da Cultural Empresarial. Os valores também são chamados de
disciplinas, é através dos valores culturais que a empresa comunica como
aplicará os princípios da ética e da moral, em suas atividades e relacionamento
com clientes, empregados, fornecedores, acionistas, e comunidade em geral, seja
público ou privado.
Exemplo de Valores:
DISNEY
Segurança; Espetáculo; Cortesia;
Eficiência
MC DONALD’S
Limpeza; Qualidade; Custo;
Serviço
IBM
O melhor serviço ao cliente;
Respeito pela pessoa; Lutar pela perfeição
OTHON HOTEIS
Ética; Comprometimento; Foco no
cliente; Responsabilidade Social; Trabalho em equipe; Qualidade e Simpatia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário