03/11/2008

Mercado para Designer no Comércio de Moda em Goiânia

Comércio

Foram aplicados 132 questionários, sendo que alguns obtiveram mais de uma resposta por questão e outros não tiveram as questões respondidas.

1. Que tipo predomina na venda da loja.
a. Só atacado..............................................................12,88%
b. Atacado e varejo.....................................................39,39%
c. Só varejo.................................................................50,00%

2. Os produtos vendidos são:
a. Marca e produção próprias......................................48,48%
b. Marca própria com produção terceirizada...............23,48%
c. Revende marca de terceiros ..................................37,12%

3. Elabora coleção para venda na pronta entrega:
a. Normalmente....................................48,48%
b. As vezes .........................................18,18%
c. Nunca..............................................30,30%

4. Desenvolve coleção seguindo um calendário planejado:
a. Normalmente...............................46,21%
b. As vezes .....................................18,18%
c. Raramente.................................. 9,09%
d. Nunca.........................................22,77%

5. Na elaboração da coleção a empresa costuma fazer pesquisa de:
a. Tendência..............................71,97%
b. Comportamento.....................19,70%
c. Modelos.................................21,21%

6. O tempo destinado para preparação da coleção desde a pesquisa até montagem do mostruário é normalmente de:
a. 180 dias................................10,61%
b. 150 dias................................ 3,79%
c. 120 dias................................. 9,09%
d. 90 dias...................................13,64%
e. 60 dias...................................12,12%
f. Não usa cronograma.............42,42%

7. A duração do período de venda de cada coleção é:
a. Semestral..............................24,24%
b. Quadrimestral.......................23,48%
c. Trimestral.............................35,61%
d. Mensal..................................12,12%

8. Usa tema de inspiração de cada coleção:
a. Normalmente.......................34,09%
b. As vezes..............................35,28%
c. Nunca..................................30,30%

9. Costuma avaliar o desempenho de coleções anteriores antes do inicio do processo de criação:
a. Normalmente......................57,58%
b. As vezes .............................27,27%
c. Nunca.................................11,36%

10. Tem um mix de produtos definido por segmento:
a. Sim....................................65,91%
b. Não...................................21,21%
c. Desnecessário................. 8,33%

11. O mix de produtos descreve os detalhes de cada modelo:
a. Sim..................................52,27%
b. Não.................................30,30%
c. Desnecessário ...............13,64%

12. Na elaboração da coleção a empresa conta com a contribuição de profissionais especializados?
a. Sim.................................50,00%
b. Não................................43,18%

13. Qual o perfil do profissional que contribui para o desenvolvimento da coleção:
a. Design de moda (formação universitária)..............20,45%
b. Estilista (formação técnica)....................................25,76%

14. A vinculação do profissional com a empresa é de:
a. Emprego direto (CLT)............................................45,45%
b. Empresa ou Escritório de prestação de serviço.... 9,85%
c. Free-lance (autônomo)..........................................23,48%

15. Segue planejamento de tendências para compra de novos produtos para revenda na pronta entrega?
a. Sim.-------------------------66,67%
b. Não..............................18,94%

16. Utiliza calendário comercial para atender as datas comemorativas.
a. Sim..............................63,64%
b. Não.............................21,21%

17. Participa de eventos de promoção de moda:
a. Desfile local e regional.........35,61%
b. Desfile internacional. .............3,79%
c. Feira local e regional.............31,06%
d. Feira nacional........................27,27%
e. Feira internacional................. 4,55%

18. Usa catalogo próprio para divulgação da coleção:
a. Sim........................................72,73%
b. Não.......................................27,27%

19. O catalogo usado é mais voltado para:
a. Comercialização do produto – contem muitas informações sobre o produto.....16,67%
b. Institucional – visa maior divulgação do estilo e da marca.......................17,42%
c. Ambos.......................................................................................................30,30%

20. Quais são os meios utilizados para divulgação dos produtos e da marca:
a. Televisão................................12,12%
b. Jornal.....................................16,67%
c. Revista...................................32,58%
d. Radio.....................................12,88%
e. Site........................................31,06%
f. Outras...................................58,33%

21. Tem conhecimento do processo de customização de produtos?
a. Sim......................................76,52%
b. Não.....................................19,70%

22. Usa o processo de customização para aproveitamento de produtos com leves defeitos e estoques de coleções anteriores.
a. Sim.....................................57,58%
b. Não....................................42,42%

23. A vitrina é vista como um meio de:
a. Promoção da loja e produtos.....................78,79%
b. Enfeite da loja............................................18,18%
c. Sem muita importância para a loja..............2,28%

24. Usa tema relacionado à coleção na elaboração da vitrina?
a. Sim.....................................65,15%
b. Não....................................30,30%

25. Qual o período normalmente de duração do tema da vitrina:
a. Mesmo da coleção............................15,15%
b. 60 dias.................................................3,03%
c. Durante a data comemorativa...........12,88%
d. Semanal.............................................28,03%
e. Não estabelece..................................34,09%

26. Que planeja e elabora a vitrina da loja.
a. Proprietário........................................36,36%
b. Gerente da loja..................................26,52%$
c. Vendedores.......................................40,15%
d. Profissional especializado.................14,39%

27. Busca auxílio de estagiário de moda para elaboração de vitrinas?
a. Sim...........................................................................15,91%
b. Não...........................................................................75,76%
c. Não tem conhecimento sobre esta possibilidade......5,30%

28. Tem conhecimento de quais instituições de ensino superior, em Goiás, que oferece o curso de graduação em Design de Moda?
a. Sim....................................................54,55%
b. Não...................................................42,42%

29. Tem conhecimento sobre a formação do profissional de designer de moda?
a. Sim....................................................65,15%
b. Não...................................................29,55%

30. Tem interesse em saber qual o papel do estagiário de moda e como utilizá-lo nas atividades de sua empresa?
a. Sim...................................................76,52%
b. Não...................................................18,04%

31. Realiza treinamento específico com vendedores para melhor divulgação do produto a ser lançado a cada coleção:
a. Sim....................................................62,12%
b. Não...................................................35,61%


Turma de Marketing de Moda I – 2006/2 – Curso de Design de Moda da Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO – Campus Goiânia. Orientada pelo Professor Lauro Milhomem Coutinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário