Resultado da Pesquisa: mercado para Designer de Moda - Indústria
Foram aplicados 132 questionários, sendo que alguns obtiveram mais de uma resposta por questão e outros não tiveram as questões respondidas.
1. Atende seus clientes através de:
a. Pronta Entrega......................................74,24 %
b. Representante.......................................43,18%
c. Sacoleira ...............................................18,18%
2. Na venda com representante os pedidos são organizados para atendimento por:
a. Remessa ..............................................29,55%
b. Data de entrega programada...............42,42%
c. Do maior para o menor pedido..............3,79%
3. Vende seus produtos para o mercado externo
a. Normalmente........................................12,12%
b. Algumas vezes......................................21,97%
c. Ainda não..............................................65,91%
4. Mercado externo atendido
a. Americano.............................................14,39%
b. América Latina......................................18,18%
c. Europeu................................................10,61%
d. Africano..................................................1,52%
e. Oriental
5. Desenvolve coleção seguindo um calendário planejado:
a. Normalmente.......................................43,94%
b. Às vezes..............................................24,24%
c. Raramente..........................................15,15%
d. Nunca.................................................15,15%
6. Na elaboração da coleção a empresa costuma fazer pesquisa de:
a. Tendência .........................................65,15%
b. Comportamento ................................19,70%
c. Modelos.............................................46,97%
7. O tempo destinado para preparação da coleção desde a pesquisa até montagem do mostruário é normalmente de:
a. 180 dias...............................................6,06%
b. 150 dias...............................................1,52%
c. 120 dias...............................................8,33%
d. 90 dias...............................................28,03%
e. 60 dias...............................................17,42%
f. Não usa cronograma.........................38,64%
8. Elabora coleção para venda de pronta entrega:
a. Normalmente.....................................46,21%
b. Às vezes............................................34,09%
c. Nunca................................................15,15%
9. A duração do período de venda de cada coleção é:
a. Semestral........................................26,52%
b. Quadrimestral.................................27,27%
c. Trimestral.......................................28,79%
d. Mensal...........................................12,12%
10. Usa tema de inspiração de cada coleção:
a. Normalmente.................................26,52%
b. Às vezes........................................38,64%
c. Nunca............................................32,58%
11. Costuma avaliar o desempenho de coleções anteriores antes do inicio do processo de criação:
a. Normalmente................................56,06%
b. Às vezes .......................................33,33%
c. Nunca..............................................9,85%
12. Tem um mix de produtos definido por segmento:
a. Sim................................................51,52%
b. Não ..............................................30,30%
c. Desnecessário..............................13,64%
13. O mix de produtos descreve os detalhes de cada modelo:
a. Sim...............................................45,45%
b. Não .............................................25,76%
c. Desnecessário ..............................8,18%
14. A coleção é demonstrada tecnicamente para o pessoal da área comercial (gerentes e vendedores) antes de ser enviada para venda?
a. Sim...............................................65,15%
b. Não .............................................34,09%
15. Uso calendário comercial para atender as datas comemorativas?
a. Sim...............................................64,39
b. Não..............................................35,61%
16. Conta na elaboração da coleção com a contribuição de profissionais especializados?
a. Design de moda – formação universitária .......14,39%
b. Estilista...............................................................42,42%
c. Pessoas com prática em criação de moda........52,27%
17. A vinculação do profissional com a empresa é de:
a. Emprego direto (CLT)...............................................57,58%
b. Empresa ou Escritório de prestação de serviço.......11,36%
c. Free-lance – autônomo.............................................28,79%
18. A modelagem e pilotagem dos produtos são executas:
a. Internamente...............................................................75,76%
b. Empresa ou Escritório de prestação de serviço............6,06%
c. Free-lance – autônomo...............................................15,15%
19. A modelagem é feita
a. Manualmente...........................................84,85%
b. Eletronicamente (informatizada).............20,45%
20. As máquinas de costura são organizadas em sistema de:
a. Pacote integral.........................................12,88%
b. Célula de produção..................................53,79%
c. Nenhum sistema......................................26,52%
21. O ciclo de duração do tempo de produção de cada lote de produtos, do corte a expedição é de:
a. 30 dias.....................................................23,48%
b. 20 dias.....................................................27,27%
c. 10 dias.....................................................12,12%
d. 5 dias.......................................................14,39%
e. Não sabe .................................................20,45%
22. Usa algum tipo de incentivo à produtividade?
a. Cesta básica.............................................2,27%
b. Prêmio de produção................................40,91%
c. Outros......................................................42,42%
23. Usa que tipo de documento para controlar o processo produtivo?
a. Ficha Técnica de Produto.................................23,48%
b. Ordem de Produção..........................................37,12%
c. Controle de entrada e saída de materiais.........40,15%
d. Cronograma de lançamento de coleção..............5,30%
e. Nenhum.............................................................16,67%
24. Dispõe de Lavanderia própria?
a. Sim......................................................................28,03%
b. Não.....................................................................68,18%
25. Dispõe de Silk próprio?
a. Sim......................................................................18,18%
b. Não......................................................................78,79%
26. Dispõe de Bordado próprio?
a. Sim.......................................................................28,03%
b. Não......................................................................50,76%
27. Participa de eventos de promoção de moda:
a. Desfile local e regional.........................................31,82%
b. Desfile internacional...............................................2,27%
c. Feira local e regional............................................28,79%
d. Feira nacional.......................................................32,58%
e. Feira internacional..................................................2,27%
28. Usa catalogo na divulgação da coleção
a. Sim..............................................41,67%
b. Não.............................................56,06%
29. O catalogo usado é mais voltado para:
a. Comercialização do produto – contem muitas informações sobre o produto........................................................................................................19,70%
b. Institucional – visa maior divulgação do estilo e da marca..........15,15%
c. Ambos..........................................................................................16,67%
30. Que tipo de mídia usa na divulgação dos produtos e marca:
a. Televisão ...............................................8,33%
b. Jornal.....................................................9,09%
c. Revista.................................................23,48%
d. Radio...................................................14,39%
e. Site......................................................20,45%
f. Outras.................................................53,79%
31. Conhecer o sistema de costumização de produtos?
a. Sim.............................................76,52%
b. Não.............................................18,18%
32. Usa o sistema de costumização para aproveitamento de produtos com leves defeitos e estoques de coleções anteriores
a. Sim................................................50,00%
b. Não...............................................46,97%
33. Conhece a profissão de Designer de Moda?
a. Sim...............................................84,09%
b. Não..............................................11,36%
34. Tem conhecimento sobre a formação e preparação técnica do Designer de Moda?
a. Sim...............................................61,36%
b. Não..............................................36,36%
35. Utiliza estagiário de moda nas atividades empresariais?
a. Sim..............................................25,00%
b. Não.............................................74,24%
36. Gostaria de saber mais sobre o estagiário de moda e como utiliza-lo em suas atividades?
a. Sim.............................................78,03%
b. Não.............................................20,45%
Turma de Marketing de Moda I – 2006/2 – Curso de Design de Moda da Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO – Campus Goiânia. Orientada pelo Professor: Lauro Milhomem Coutinho
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