Que dinheiro traz felicidade todo
mundo sabe. Já foi até mesmo cientificamente comprovado que quem ganha mais é, de
fato, mais feliz. A novidade é que ser feliz depende mais da maneira como
gastamos nosso dinheiro do que de apenas ganhá-lo.
A explicação está baseada numa
ideia explorada pela publicidade desde sempre: o que nos proporciona felicidade
não são os bens em si, mas as experiências que podemos viver por meio deles. Um
bom exemplo vem da professora de psicologia da canadense University of British
Columbia, Elizabeth Dunn, coautora do livro Happy Money (Dinheiro Feliz): em
vez de gastar dinheiro com um carro superconfortável para ficar horas no trânsito,
é mais benéfico pagar por um lugar para morar mais perto do trabalho e passar
alguns momentos com os filhos no fim do dia. Segundo ela, são esses minutos a
mais, e não o banco de couro de um automóvel nem a bela casa aonde só se chega
para dormir, que realmente podem proporcionar felicidade.
Edição 2400 / ano 47 n.
47 Pag. 38 – 19/11/14
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