03/07/2013

Iniciativa e liderança


Principais atributos da iniciativa e liderança, estabelecido por Napoleon Hill.

1.    Saber exatamente o que quer.

2.    Elaborar plano prático para a realização do que deseja.

3.    Cercar-se de pessoas com experiência e conhecimento essenciais à realização do objetivo definido.

4.    Ter suficiente autoconfiança e acreditar no objetivo, a ponto de imaginá-lo realizado, antes mesmo de coloca-lo em prática.

5.    Não desanimar, antes os obstáculos que surgirem. Se o plano falar, substitua-o por outro, até encontrar um o certo.

6.    Não tentar adivinhar. Planejar sempre com base em evidencias e fatos.

7.    Resistir a influencia de terceiros, com sugestões para sentido de desistir do plano ou do objetivo.

8.    Não estabelecer horário fixo de trabalho. O líder deve dedicar-se à tarefa que tem diante de si, trabalhando pelo tempo que fora necessário ao alcance do sucesso.

9.    Concentrar-se em uma tarefa por vez. Assim, não desperdiçará recursos, raciocino nem energia e manterá a eficiência.

10. Delegar, sempre que possível, a responsabilidade por detalhes, estabelecendo um sistema para verificar se tais detalhes estão sendo efetivamente executados. Mas a responsabilidade pela execução do plano continua sendo do líder. Tendo em mente que as falhas dos liderados, constituem-se em uma falha do líder.

 

Napolen Hill, destaca que a persistência é a base do sucesso de lideres bem sucedidos. Aqueles que se deixam abater pelos primeiros sinais de oposição ou dificuldade ao seu plano, jamais serão grandes lideres.

O líder eficiente não permite que detalhes roube seu precioso tempo de ação rumo ao objetivo definido.

O gestor que se promove por controlar pessoalmente todos os detalhes de seus negócios enquadra-se em uma das seguintes situações: não é um líder capaz ou está à frente de uma microempresa.

O líder bem sucedido nem sempre é o que parece mais ocupado, mas o que se organiza para gerir com eficiência e manter os liderados ocupados. Aquele que faz as coisas acontecerem é mais valioso a uma empresa do que aquele que executa.

O líder eficiente possuir uma personalidade agradável é otimista e sabe contagiar os outros com seu entusiasmo. Tem agudo senso de justiça, colocado em prática na convivência com os liderados. Assumindo total responsabilidade pelos atos de seus liderados.

“Das etapas essenciais ao desenvolvimento da iniciativa e da liderança, a primeira é a criação do hábito de tomar decisões com rapidez e firmeza”.

A autoconfiança é fator primordial ao sucesso na liderança. Fundamental, já que é uma tendência natural do ser humano o desejo de seguir indivíduos autoconfiantes. “ninguém segue espontaneamente uma pessoa indecisa”.

 
Napoleon Hill. Quem vende enriquece. São Paulo: Editora Fundamentos Educacional, 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário