21/11/2012

Líderes dinâmicos

 Você quer identificar o que precisa ser mudado? Você quer fazer as mudanças acontecerem? Se quiser, vai encontrar pelo caminho, desafios reais - mas superáveis. 
 Muita gente tende a ignorar as verdadeiras questões que impedem uma mudança lucrativa. Os líderes de hoje não podem evitar ou negar questões difíceis. 
 Identifiquei 10 características comuns aos líderes dinâmicos, agentes da mudança. Examinando cada característica, você vai descobrir por que os líderes que as possuem aproveitam a mudança, tratam-na como aliada e a utilizam a seu favor. 
 OUSADIA - Um líder ousado tem coragem de ser o primeiro, de ser diferente, de falar, de agir e errar. Sem ousadia, não há contribuição, inovação ou progresso significativo. 
 REALIZAÇÃO - Líderes dinâmicos realizam por meio da colaboração, da criação e do gerenciamento de equipes integradas por pessoal de várias funções, freqüentemente em vários locais. Estão mais interessados nos resultados do que em proteger uma série de processos. São peritos em multitarefas. 
 COMPROMISSO - Líderes dinâmicos dão toda a atenção ao que fazem. Para eles, compromisso quer dizer entrega emocional, perseverança e paixão. A sensação de recompensa que obtêm com seus feitos alimenta muito mais do que seus talões de cheques - alimenta suas almas. Para eles, um investimento emocional é essencial ao compromisso. Essa compulsão em ser cada vez melhor, aliada à ousadia, é que os faz realizar projetos e visões. 
 INSPIRAÇÃO - Considere estas opiniões de Nigel Newton, CEO da Bloomsbury Publishing em Londres, Inglaterra, editora da série Harry Potter. "Se você se preocupar demais em diminuir o seu índice de erros, vai acabar sentindo medo da sua caixa de entrada, aterrorizado pelas propostas dos autores e seus agentes. Vai acabar sem resultados ou com um livro tão sem graça, que ninguém vai querer ler. Descobrir J. K.Rowling me trouxe de volta o puro prazer de saber antes de qualquer outra pessoa quando tenho em mãos alguma coisa capaz de mudar o mundo." A inspiração de Newton em trazer autores desconhecidos e atrair editores dispostos a correr riscos significou sucesso global para este editor independente.
 SEGURANÇA - Segurança compreende foco claro e definição pessoal da intenção individual e a coordenação dessa intenção com as metas da organização. Líderes dinâmicos sabem o que querem alcançar e mantêm o foco voltado para isso. Uma frustração é que, às vezes, embora o objetivo esteja claro, é preciso uma grande dose de paciência para chegar lá. 
 PENETRAÇÃO - O termo "penetração" compreende a capacidade de ver o todo, acreditar nas pessoas, ser pessoalmente vulnerável, enxergar aspectos que tenham relação entre si, manter uma perspectiva equilibrada de necessidades a curto e longo prazo e contrabalançar os extremos de rigidez e humanidade. O objetivo da penetração não tem a ver com amizade, mas com respeito. 
 INTELIGÊNCIA - Líderes dinâmicos possuem uma inteligência cheia de visão e perspectiva. É uma dose saudável de maturidade aliada a um senso de auto-estima. Eles identificam os indivíduos talentosos e os colocam em posições onde possam produzir mais, recompensando-os, então, por isso. Informe às pessoas sobre as oportunidades disponíveis e sobre como tirar vantagem delas. 
 ENERGIA - A capacidade de mobilizar e implementar exige energia? um senso de otimismo oportunista aliado a uma sensação de urgência. Observando os ciclos econômicos e os indicadores do mercado, grandes líderes e gerentes agarram o momento e agem com segurança. Nenhum CEO sozinho é capaz de fazer as mudanças acontecerem; é preciso criar uma cultura de "por que não?". 
 INTEGRIDADE - A integridade organizacional? Confiança e credibilidade aliadas à fé na capacidade do empregado, compromisso com seu bem-estar e apoio a seu trabalho árduo? é que atrai e mantém o funcionário com conhecimento. 
 PERCEPÇÃO - Percepção quer dizer foco no cliente, tanto interno quanto externo, tanto doméstico quanto internacional. Entre na cabeça do cliente. Saiba quem são os seus clientes, como chegar até eles e qual o custo de conquistá-los e mantê-los. 
 Por: Larraine Segil

Nenhum comentário:

Postar um comentário