Philip Kotler é professor de Marketing Internacional da Kellogg
School of Management, da Harvard University, há mais de 20 anos é um dos mais
respeitados especialista do mundo corporativo. Confira, a seguir, os
passos que ele define para se ter sucesso em marketing:
Chegue
sem ser pego pelo radar. A chave para a construção da
marca é ter algo bom, que você revela de maneira muito inteligente. Algo
que seja até mesmo invisível por um tempo, porque você quer estar fora da
tela do radar dos concorrentes.
Conheça
seu cliente. Você tem que entender e escolher os clientes
que você quer atender. Não vá, simplesmente, atrás de todo mundo. Defina o
mercado-alvo cuidadosamente por meio da segmentação de mercado e, então,
posicione-se como diferente e como superior para aquele alvo específico de
mercado.
Tenha
sua estratégia de branding. Nós não estamos mais em
um estado de concorrência; estamos em uma condição de hiperconcorrência.
Então, as pessoas estão desesperadamente em busca de algo a que se
agarrar, como itens funcionais dos produtos e apelos emocionais a eles.
Deveríamos pensar em ter uma palavra, ou uma frase, que ajudasse a
construir retenção e lealdade por parte dos clientes.
Permaneça à frente da concorrência. O ruim é que, se algo funcionar, seus concorrentes vão copiar e, antes que você perceba, qualquer coisa que você tenha como diferencial será imitada pelos outros. Portanto, você está no ramo da inovação constante. Pergunte-se o tempo todo: “Daqui a três anos, qual será nosso diferencial?”
Crie uma experiência. De vez em quando, vemos que alguém desenvolveu uma abordagem totalmente nova para um mercado maduro. Há um grande movimento no sentido de dizer “nós não estamos apenas acrescentando serviços ao nosso negócio e ao nosso produto; estamos, na verdade, tentando criar uma experiência”. Estamos no negócio do desenvolvimento de experiências.
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